GESTAR II
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
RESUMO DO GUIA GERAL
UNIDADE 1- O GESTAR II COMO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO
É um programa de formação continuada semipresencial, orientada para a formação de professores de matemática e língua portuguesa, objetivando a melhoria do processo de esnsino-aprendizagem.
A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sociocultural.
A modalidade do programa é de formação semipresencial fundamentada pela teoria e pelos pressupostos da educação a distancia, que oferece estratégias de estudo individuais, visando a autonomia do estudante. Esta formação, apoiada por cadernos teórico-práticos para o estudo autônomo, inclui encontros presenciais para a realização de atividades como: troca de experiências e reflexão individual e em grupos, esclarecimentos de duvidas e questionamentos, planejamento e elaboração de situações didáticas, análise critica das atividades praticas em sala de aula.
O programa garante a formação continuada em serviço para professores e formadores a ser desenvolvida ao longo de um ano, sendo 96 h presenciais para formadores e 204 horas não-presenciais. Devendo ter no mínimo 75% de freqüência, entregar os portfólios e as atividades indicadas. O formador receberá sua certificação pela UNB.
O professor cursista estadual e municipal ficará sob responsabilidade do professor formador, tendo 300 horas de curso: 120 presenciais e 180 a distancia. A certificação será feita pela secretária Estadual e Municipal.
Os materiais de ensino-aprendizagem são: 6 cadernos de Teorias e Práticas-TP, 1 Guia Geral e 1 Caderno do formador.
As estratégias para implementação e avaliação são: oficinas coletivas, plantão pedagógico, realização das atividades, relatórios quinzenais e atividades em sala de aula.
UNIDADE 2- A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO GESTAR II
O trabalho do Gestar II se baseia na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem, onde alunos e professor constrõem juntos o conhecimento em sala de aula por meio de uma relação apoiada no interesse e na participação ativa dos alunos e da atuação do professor como mediador, entre os alunos e o conhecimento social e historicamente construído.
CURRÍCULO DO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
O objetivo geral de língua portuguesa é possibilitar ao professor de anos finais um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Nos Cadernos de Teoria e Prática, busca-se evidenciar que no trabalho com a linguagem, se privilegia o uso da Língua como atividade social e comunicativa em que os interlocutores atuam em um espaço cultural e histórico.
Os cadernos de Teoria e Prática envolvem: TP 1- Linguagem e Cultura, TP 2- Análise Linguística e Análise Literária, TP 3- Gêneros e Tipos Textuais, TP 4- Leitura e Processos de escrita I, TP 5- Estilo, Coerência e Coesão, TP 6- Leitura e Processos da Escrita II.
UNIDADE 3- A IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR II
Organização dos Cadernos de Teoria e Prática: Título da Unidade, Iniciando nossa conversa, Definindo nosso ponto de chegada (objetivos), Seções, Atividades, Indo à sala de aula, Avançando na prática, Importante, Recordando, Resumindo, Bibliografia, Leituras sugeridas, Ampliando nossas referências e Correção das atividades.
Sistema de Avaliação do Professor Cursista: Direitos e Deveres, Frequência de 75%, Lição de casa (portfólio), Projeto.
Atribuições e Responsabilidades do Formador para com o Cursista: Planejar os encontros presenciais e os planos de aulas. Participar da apresentação e divulgação do Gestar. Realizar o acompanhamento da prática pedagógica do professor. Executar as sessões presenciais. Acompanhar ou orientar o estudo individual do professor cursista, a sua prática pedagógica, a ação do coordenador da escola. Listar as dificuldades e demandas mais correntes na implementação do programa nas escolas e sugerir medidas de correção. Avaliar o desenvolvimento do professor cursista, analisando indicadores de desempenho e registrando o seu progresso. Manter o coordenador do programa atualizado, apresentando relatórios e resultados das avaliações.
UNIDADE 4 – O GESTAR II, AS EXPECTATIVAS DE MUDANÇAS E A ESPECIFICIDADE DO PROGRAMA EM CADA ESCOLA.
O programa conta com a construção coletiva dos professores, coordenada pelos formadores. Eles devem reservar horas para estudo individual, participar das sessões presenciais e se comprometer com o grupo de colegas, levando as suas parcelas de vivências para serem trabalhadas com as dos outros.
A dupla professor-aluno será o foco do Gestar II, a escola terá que voltar todas as suas ações para o aprimoramento desta relação, do ponto de vista afetivo e pedagógico, visando o desenvolvimento global doa alunos,
UNIDADE 5- PROCEDIMENTOS PARA A UTILIZAÇÃO DOS CADERNOS DE ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM DO ALUNO
Objetivos do AAA: Subsidiar as aulas com atividades individualizadas aos alunos que se diferem quanto ao ritmo e forma de aprendizagem. Promover atividades para ensinar conteúdos que o aluno não aprendeu anteriormente e sanar deficiências detectadas ao longo do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário