quarta-feira, 29 de abril de 2009

REGISTRO SOBRE O TP 3

REGISTRO REFLEXIVO SOBRE OS ENCONTROS DO TP 3

Neste mundo em que vivemos, andamos repletos de ações que nos levam a aprender. A aprendizagem acontece num enlace entre informação, conhecimento e saber.
Todavia nem sempre nossas experiências com o saber são bem sucedidas, e algumas vezes vimos o insucesso nas escolas, onde os alunos como individuo, tem este espaço para aprenderem novos saberes, ou seja, transformarem o que aprendem no dia-a-dia, em experiências e em saberes científicos.
Pensando em como melhorar a aprendizagem dos meus alunos e auxiliar a outros professores a tornar o processo ensino-aprendizagem mais significativos foram umas das razões que me fizeram mergulhar de cabeça neste programa de educação continuada.
Antes de me deparar sozinha com a minha turma de cursistas, tivemos uma aula inaugural preparada pelas formadoras de Língua Portuguesa e nossa Coordenadora Carla. Tudo foi preparado com muita dedicação e nossa Coordenadora muito organizada. Sentimos neste primeiro encontro um clima tenso que pairava no ar, todavia o mesmo foi aos poucos se dissipando através das colocações da Carla e de nós formadoras. Não poderia de deixar registradas as eloqüentes palavras da colega Luiza que acalentou as ansiedades e semeou um pouco de alivio e CONFIANÇA.
Confiança é a palavra chave, pois as cursistas devem acreditar na proposta do programa e acima de tudo em si mesmas.
O grande dia chegou. Preparei todo o material com toda a dedicação possível, aproveitando sugestões recebidas pela Professora Andreia durante o curso. Procurei durante o encontro estreitar cada vez mais a UNIÃO entre todas as cursistas, pois assim criaria um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades. Usei toda a tecnologia disponível para tornar a aula atrativa e motivadora. No final do encontro me senti orgulhosa, pelas falas manifestadas pelas cursistas senti que daria certo.
Os encontros seguintes aconteceram de forma bem agradável, pois houve interação e participação das cursistas nas atividades propostas.
Durante os encontros reservei uma parte para a socialização das atividades aplicadas em sala de aula. Que momento sensacional, todas ouviam atentamente aos relatos anotando as atividades aplicadas. Houve uma completa interação. Todo o material produzido pelas cursistas: atividades, relatórios, avaliação do TP faz parte do portfólio.
Trabalhei o TP 3 procurando seguir as orientações recebidas durante o curso, fazendo leituras, explanando tópicos no data-show, fazendo atividades individuais e em grupos,ou seja, enfocando todos os passos.
As cursistas tiveram boa aceitação do material, aplicaram as atividades nas salas de aulas e sentiram mudanças no resultado. Pois, neste novo olhar para o texto podemos despertar até aquele aluno que andava esquecido num canto qualquer da sala.
As manifestações das cursistas foram POSITIVAS, cabe ressaltar algumas: “Gostei porque as atividades trabalhadas em sala de aula são socializadas nos encontros”. “São aulas diferentes que estamos proporcionando para nossos alunos”. ”Os cadernos TP 3 e AAA 3 são ótimos e de fácil entendimento e aplicabilidade” “O material fornecido os TPs são ricos em textos e atividades e com eles podemos, não só, diversificar nossas aulas, bem como ilustrar e valorizar a prática”.
Quanto aos pontos NEGATIVOS as manifestações foram quanto ao pouco tempo para o desenvolvimento e conclusão das atividades do TP, pois temos encontros semanais. Elas colocam que conseguem aplicar, mas não há tempo para a conclusão.
Uma cursista trouxe uma declaração sobre a aplicação de uma atividade realizada em sala de aula que achei GRATIFICANTE, pois com pouco tempo de aplicação o programa já está dando seus primeiros frutos. A cursista comentou: ”Chegou o recreio e os alunos queriam continuar a atividade”. Acredito que dessa forma faremos SUCESSO, pois teremos uma mudança na prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário