terça-feira, 1 de dezembro de 2009

RELATÓRIO PROJETO

Relatório do Projeto

A família e a escola no processo de construção do gosto pela leitura

A leitura escolar

Toda semana os alunos vão a biblioteca da escola para tomar por empréstimo livros de literatura diversas. O acervo da biblioteca é composto livros de doações do MEC e por algumas compras da escola ou da Secretaria de Educação Municipal.

Os alunos podem permanecer com o livro em casa por até 15 dias, renováveis, sendo que desta leitura são organizadas avaliações e divulgação os livros lidos, a partir de atividades diversificadas e dinâmicas.

O momento da leitura

O “Momento da Leitura” acontece toda semana, utilizando-se de uma aula em que todo o corpo da escola para ler. Neste momento relaxando ao som de músicas suaves. todas as disciplinas e séries param suas atividades para por 45 minutos para focalizar a atenção à leitura.

Exposição para a Comunidade

Os alunos realizam pesquisa por série focando grandes obras e autores da literatura mundial, sendo:

5a. Séries - Contos de Andersen, Izopo, Irmãos Grimm e La Fontaine;

6a. Séries – Lendas latinas, gregas, africanas e americanas;

7a. Séries – Obras do humor e a crítica social.

Produção Textual na sala de aula

Como sequência das atividades de leitura, os alunos levantam as características do gênero e passam a produção textual.

PROJETO NOVO ESCRITOR

Nesta atividade, os alunos iniciam o projeto Novo Escritor com o planejamento para a produção do seu livro literário em grupo ou individual a escolha dos alunos. Foi feita a correção prévia do rascunho do livro em sala de aula pelos colegas. Orientada a montagem e encadernação, os alunos passam para a parte final da produção dos livros: romance, contos, fabulas, crônicas, teatro,Lendas ou documentários.

É muito recompensador chegar ao final do ano letivo e testemunhar o progresso e o interesse dos alunos na leitura e na produção textual

Prof. Silésia Pizzetti AUgustinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário