terça-feira, 6 de outubro de 2009

PLANEJAMENTO E RELATÓRIO TP 2

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UNB

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

GESTAR II LÍNGUA PORTUGUES

FORMADORA: MARIA RAINILDE ELIAS GOMES

IDENTIFICAÇÃO

TP 2

UNIDADES: 5,6

DATA: 05/10/09

OBJETIVO(S)

1-Caracterizar a gramática interna, a descritiva e a normativa e o ensino produtivo, reflexivo e prescritivo.

2-Conceituar e identificar frase.

P

R

O

C

E

D

I

M

E

N

T

O

S

C

R

O

N

O

G

R

A

M

A

1

Mensagem: Frases perfeitas

Discussão da mensagem.

20

Min

2

Socialização das Atividades: Relato das atividades aplicadas do TP 1

30

Min

3

Trabalhando o TP 2: Apresentação das unidades 5,6, no data-show destacando os pontos importantes no TP.

60

Min

4

Teoria x Prática: Analise do “Texto Divertido” planejando sua aplicabilidade.

60

Min

5

Socialização das Atividades: Apresentação do planejamento do texto

30

Min

6

Leitura: Ampliando nossas referencias do TP. Leitura e Discussão

25

Min

7

Reflexão Final: Autoestima

15

Min

8

Avançando na Prática: Aplicação de atividades das unidades trabalhadas com Relatório e amostra do trabalho do aluno.

MATERIAL DE APOIO

Computador Data-show

Cadernos do TP e AA Folhas

OBSERVAÇÕES

Os cursistas serão avaliados no decorrer do processo levando em consideração seu envolvimento no Programa bem como a aplicação das atividades em sala de aula e a entrega dos relatórios.


RELATO DO ENCONTRO DE 05/10/09

Nos reunimos no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Arlete Bitencourt Lodetti para a Oficina do TP2. As formadoras fizeram a retomada do encontro anterior sobre a Semiótica, palestrada pela Prof. Luiza Bressan.

A seguir, foi distribuída a agenda do encontro e estabelecido o contrato de trabalho para o dia, iniciado com a exibição de um slide no PowerPoint contendo mensagens de grandes pensadores mundiais.

O grupo debateu sobre o assunto “Gramática interna e sentido do texto” contido no enunciado. Os quais mesmo de dito ou escrito com marcas de oralidade não perde o sentido de comunicação e possui sistema gramatical, assim, devem ser valorizados e adequados da linguagem padrão com naturalidade e sem provocar qualquer situação de sofrimento para o falando. Fechamos o assunto com a leitura do texto “Sobremesa”.

Na sessão seguinte, vimos à conceituação de Gramática Descritiva e Normativa, para o assunto as formadoras apresentaram sugestões de atividades com os alunos e abriram espaço outras experiências e atividades propostas pelos participantes.

Finalizamos o encontro com a apresentação das atividades desenvolvidas em sala a partir dos TPs e Oficinas.

Silesia Pizzetti Augustinho- Cursista do Gestar II Içara

2 comentários:

  1. Olá amiga!
    Estou acompanhando sua aplicação através do blog.
    Gostaria de te parabenizar. Seu trabalho é show.
    Grande abraço!
    Fabia Borba

    ResponderExcluir
  2. Olá colega gestaleira,
    seu blog está muito bonito gostei da maneira como organizou seus planejamentos das oficinas e adaptei seu modelo para o meu blog, mas ainda não postei, em breve estarão todos lá. Como faço par inserir meus slides(foto) no blog? Beijos

    ResponderExcluir