sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PLANEJAMENTO E RELATÓRIO TP 6 UNI-21/22

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UNB

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA

FORMADORA: MARIA RAINILDE ELIAS GOMES

IDENTIFICAÇÃO

TP 6

UNIDADES: 21 e 22 DATA:10/08

OBJETIVO(S)

1-Identificar marcas de

argumentatividade na organização

dos textos.

2-Apresentar elementos de reflexão

e estratégias relacionados

ao planejamento de textos.

P C

R R

O O

C N

E O

D G

I R

M A

E M

N A

T

O

S

1

Momento de Reflexão: Para mim a primeira fase do Gestar foi ..

Cada cursista irá escrever e dar o seu depoimento.

20

Min.

2

Mensagem: Os sapos

Comentários e reflexão sobre a mensagem.

15

Min.

3

Relato do Encontro de Acompanhamento:

Relatar sobre o Curso em Camboriú.

20

Min.

4

Trabalhando em grupo: Dividir a turma em dois grupos. Um grupo estuda a Unidades 21 e o outro a 22, levantando os tópicos mais importantes.

1

hora

5

Socialização das Unidades Estudadas: Os grupos levantam os pontos importantes de cada unidade. Sendo que no final de cada apresentação farei a conclusão da unidade no data-show.

1

hora

6

Teoria x Prática: Atividade da página 40 do TP

Planejamento para Escrita e Reescrita da página 107 do TP

40

Min.

7

Avançando na Prática: Aplicação de atividades das unidades 21 e 22 com Relatório e amostra do trabalho do aluno.

10

Min.

8

Reflexão Final: O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar.

José Arthur Giannotti

15

Min.

MATERIAL DE APOIO

Computador

Data-show

Cadernos do TP e AA

Folhas

OBSERVAÇÕES

Os cursistas serão avaliados no decorrer do processo levando em consideração seu envolvimento no Programa bem como a aplicação das atividades em sala de aula e a entrega dos relatórios.


RELATÓRIO DO DIA 10/08/09

O encontro teve inicio com a reflexão sobre a primeira fase do Gestar, a resposta dos cursistas foi positiva, sendo que o curso já está trazendo mudanças. Segundo uma cursista ‘‘o gestar além de estar inovando a nossa prática pedagógica está mudando nossa maneira de ver as coisas, pois uma atividade por mais simples que for pode se tornar grandiosa, tudo depende do direcionamento que damos a ela.” Refletimos a seguir sobre a mensagem “Os sapos” sendo que cada cursista colaborou com a reflexão. Foi repassado para os cursista sobre o curso realizado em Camboriú.

Começamos o estudo do TP6. Analisamos no grande grupo as unidades 21 e 22. Foi apresentado no data-show os pontos importantes de cada unidade e destacando os mesmos no TP. Analisamos ainda, as atividades do TP e do AA e pré selecionamos algumas para serem aplicadas em sala de aula. Destacamos e discutimos os textos “Ampliando nossas referencias”. Na relação teoria x pratica foi sugerido à aplicação de algumas atividades e em grupo realizamos o Planejamento de uma aula sobre a cultura local para produção de textos.

Houve bastante participação de todos durante as atividades propostas, o cursista relatou sua experiência de sala de aula, fazendo relação com as unidades estudadas.

Foi solicitado a aplicação de atividades das unidades estudadas e que o cursista trouxesse além do Relatório uma amostra da atividade aplicada com o aluno.

Terminamos o encontro com a reflexão sobre a educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário