UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-UNB
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II LÍNGUA PORTUGUESA
FORMADORA: MARIA RAINILDE ELIAS GOMES |
IDENTIFICAÇÃO | TP 6 | UNIDADES: 21 e 22 DATA:10/08 |
OBJETIVO(S) | 1-Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos. 2-Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionados ao planejamento de textos. |
P C R R O O C N E O D G I R M A E M N A T O S | 1 | Momento de Reflexão: Para mim a primeira fase do Gestar foi .. Cada cursista irá escrever e dar o seu depoimento. | 20 Min. |
2 | Mensagem: Os sapos Comentários e reflexão sobre a mensagem. | 15 Min. | |
3 | Relato do Encontro de Acompanhamento: Relatar sobre o Curso em Camboriú. | 20 Min. | |
4 | Trabalhando em grupo: Dividir a turma em dois grupos. Um grupo estuda a Unidades 21 e o outro a 22, levantando os tópicos mais importantes. | 1 hora | |
5 | Socialização das Unidades Estudadas: Os grupos levantam os pontos importantes de cada unidade. Sendo que no final de cada apresentação farei a conclusão da unidade no data-show. | 1 hora | |
6 | Teoria x Prática: Atividade da página 40 do TP Planejamento para Escrita e Reescrita da página 107 do TP | 40 Min. | |
7 | Avançando na Prática: Aplicação de atividades das unidades 21 e 22 com Relatório e amostra do trabalho do aluno. | 10 Min. | |
8 | Reflexão Final: O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. José Arthur Giannotti | 15 Min. |
MATERIAL DE APOIO | Computador Data-show Cadernos do TP e AA Folhas |
OBSERVAÇÕES | Os cursistas serão avaliados no decorrer do processo levando em consideração seu envolvimento no Programa bem como a aplicação das atividades em sala de aula e a entrega dos relatórios. |
RELATÓRIO DO DIA 10/08/09
O encontro teve inicio com a reflexão sobre a primeira fase do Gestar, a resposta dos cursistas foi positiva, sendo que o curso já está trazendo mudanças. Segundo uma cursista ‘‘o gestar além de estar inovando a nossa prática pedagógica está mudando nossa maneira de ver as coisas, pois uma atividade por mais simples que for pode se tornar grandiosa, tudo depende do direcionamento que damos a ela.” Refletimos a seguir sobre a mensagem “Os sapos” sendo que cada cursista colaborou com a reflexão. Foi repassado para os cursista sobre o curso realizado em Camboriú.
Começamos o estudo do TP6. Analisamos no grande grupo as unidades 21 e 22. Foi apresentado no data-show os pontos importantes de cada unidade e destacando os mesmos no TP. Analisamos ainda, as atividades do TP e do AA e pré selecionamos algumas para serem aplicadas em sala de aula. Destacamos e discutimos os textos “Ampliando nossas referencias”. Na relação teoria x pratica foi sugerido à aplicação de algumas atividades e em grupo realizamos o Planejamento de uma aula sobre a cultura local para produção de textos.
Houve bastante participação de todos durante as atividades propostas, o cursista relatou sua experiência de sala de aula, fazendo relação com as unidades estudadas.
Foi solicitado a aplicação de atividades das unidades estudadas e que o cursista trouxesse além do Relatório uma amostra da atividade aplicada com o aluno.
Terminamos o encontro com a reflexão sobre a educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário